Smart Puppy
Sithon Technologies
race akita

Akita ou akita inu(em japonês: 秋田犬) é uma raça de cães de grande porte originária do Japão. Sua origem é antiga, cerca de 3000 anos, porém, talvez tenha surgido na Europa e aparecido posteriormente na nação oriental. Usados inicialmente como cães de briga, os akita eram chamados de Odate. Levados à Tosa, tornaram-se lutadores ainda mais famosos, sendo então levados à província de Akita, que deu origem a seu nome. Com a popularidade das lutas de cães em declínio, a mestiçagem com cães pesados europeus foi esquecida, o que ajudou a manter a pureza da raça nos anos seguintes. Após atingirem o patamar de “riqueza e monumento nacional” japonês em 1931, foram levados aos Estados Unidos, onde foram cruzados com pastores-alemães e promovidos a cães de guarda. Desse momento nasceram duas raças bastante distintas: a japonesa (Akita Inu) e a americana (Akita americano), embora, até 2011, tenham sido consideradas pela FCI como uma só.

Akita Inu X Akita americano

As semelhanças entre as duas raças estão nas origens e no temperamento. A origem das duas raças obviamente são as mesma já que por anos seguidos foram considerados a mesma raça, ou seja, você poderia cruzar cães Akita Inu com cães Akita americano. Por isso o temperamento não houve mudança já que as duas raças mantiveram suas particularidades de temperamento inalteradas. As duas raças são discretas, silenciosas, determinadas, corajosas e etc.. As diferenças mais notórias são: Cor: Akita inu – Apenas branco, Vermelho, Tigrado Branco, Tigrado Vermelho; Akita Americano – Diversas cores e combinações. Tamanho: Akita inu – Cães fortes, porém mais ágeis e de aspecto harmonioso e leve; Akita americano – Cães mais fortes, pesados e de aspecto mais poderoso. A diferença mais sutil está no desenho da cabeça, onde o Akita Inu tem orelhas menores e formando um triângulo bem equilátero, enquanto que o Akita americano tem orelhas maiores e de inserção mais semelhante ao dos Pastores alemães.

AKITA INU. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Akita_Inu&oldid=49000070>.

Deixe uma resposta